segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Seminário Publicações de Artista

9 e 10 de novembro de 2010
Centro de Artes da UDESC

Publicações de artista consiste num seminário que propõe uma reflexão em torno da produção e circulação de diferentes tipos de publicações de artista no contexto contemporâneo, além de propiciar um espaço para apresentação de publicações dos artistas e pesquisadores convidados. É proposto e organizado pelo Grupo de Pesquisa Rosa dos Ventos, do Centro de Artes da UDESC/CNPq.

Participam do seminário:

Fabio Morais, reside em São Paulo, vem desenvolvendo projetos de livros de artista, entre outras produções. Atualmente participa da 29ª. Bienal de São Paulo, junto com a artista Marilá Dardot com o projeto intitulado “Longe daqui aqui mesmo”, uma biblioteca de publicações produzidas por artistas.

Michel Zózimo, reside em Porto Alegre, atualmente realiza pesquisa sobre publicações de artista no programa de doutorado de Artes Visuais da URFGS.

Regina Melim, professora do Centro de Artes da UDESC, em 2006 criou a plataforma independente par(ent)esis para produzir e editar projetos artísticos e curatoriais cujo formato são de publicações.

Raquel Stolf, professora do Centro de Artes, produz e coordena o desenvolvimento de diversas publicações. De livros de artista a discos, “coisas avulsas” e “Sofás”, suas proposições envolvem relações entre escrita, leitura e escuta.

Nara Milioli, professora do Centro de Artes, por meio da produção de múltiplos (postais, cartazes, carimbos, objetos, adesivos, entre outros) investiga o conceito de paisagem clichê.

Aline Dias é artista, mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS. Participa de diversas iniciativas de publicações e projetos curatoriais, como a revista bolor, catálogos e livros de artistas.

Márcia Sousa é artista visual e pesquisadora, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC no qual desenvolveu o projeto de pesquisa O livro de artista como lugar tátil.

No decurso do seminário haverá também uma mostra de publicações, um espaço informal para mostrar e folhear publicações trazidas pelos convidados, assim como o lançamento e a distribuição de diversas publicações. Paralelo ao seminário acontecerá o lançamento da exposição DOBRAmentos :: livros em trânsito, uma mostra móvel e transitória de livros de artista, coordenada por Márcia Sousa.

*
Serviço
O quê: Seminário Publicações de Artista
Onde: Auditório e Hall do Bloco Amarelo. Centro de Artes da UDESC. Av. Madre Benvenuta, n. 1907. Itacorubi. Florianóplis, SC.
Quando: 9 e 10 de novembro de 2010. Das 14h30 a 19h.
Quanto: Gratuito
Inscrições: até 8 de novembro pelo e-mail grupo_rosadosventos@yahoo.com.br. Enviar nome completo, e-mail, telefone e instituição a que está vinculado.
Realização: Grupo Rosa dos Ventos (UDESC/ CNPq)

*

Programação

9 de novembro (terça-feira)

14h30 Fábio Morais Metido a Literarto
Fabio Morais apresentará parte de sua produção de publicações de artista em formato de livros. Ela nasce de sua paixão literária e da vontade de explorar uma outra literatura, ou subliteratura, siamesa às artes visuais, com quem divide o mesmo coração. Carinhosamente, o artista a chama de literartura.

Fábio Morais, Cordel.

15h30 Regina Melim Exposições Portáteis
Defino como um tipo particular de dispositivo curatorial, cujo objetivo é expandir a noção de espaço expositivo, bem como a própria noção de exposição. Desde 2006, com a criação da plataforma independente parentesis, tenho realizado projetos com estas características, tais como: PF (2006); amor: leve com você (2007); Coleção (2008), Conversas (2009); e Projeto A2 – Diego Rayck. São mostras para serem realizadas no espaço de uma publicação e que denomino de exposições portáteis.

Publicações par(ent)esis – Regina Melim

16h30 – Intervalo

17h Aline Dias Cadernos de desenho
Aline Dias apresentará um relato do processo de pesquisa e desenvolvimento do livro cadernos de desenho, abrangendo as seguintes questões: o que é um caderno de desenho (e o que não é). Para que serve: algumas das possíveis tipologias, usos e arquivos. O caderno como espaço de deriva, onde diferentes desenhos coexistem de forma simultânea, fora das classificações, organizações e hierarquias consolidadas. O caderno como espaço poroso, permeável e portátil, indissociável das circunstâncias de cada inscrição. O caderno e o espaço de exposição. Discurso e resíduo. O que pode um caderno: rasuras, desabafos e folhas em branco.

Pilha de cadernos (entrevista com Julia Amaral, foto de Diego Rayck)

17h30
Mostra de publicações e conversa



10 de novembro (quarta-feira)

14h30 Michel Zózimo Estratégias Expansivas: múltiplos e seus espaços moventes
Através da produção de objetos múltiplos e trabalhos gráficos [abarcando cartazes de cinema, adesivos, livros, publicações de bolso, instituições em escala reduzida, embalagens de remédios e selos postais] investiga-se as distintas formas de abordagem, circulação, apresentação e instauração em diferentes meios.

Michel Zózimo, múltiplo de 1

15h30 Raquel Stolf Palavra pênsil + escuta porosa
Raquel Stolf abordará algumas publicações que vem desenvolvendo e coordenando, a partir de seus processos e formas de apresentação/distribuição. De livros de artista a discos, “coisas avulsas” e “Sofás”, suas proposições envolvem relações entre escrita, leitura e escuta. Uma “escuta porosa”, imantada por uma “palavra pênsil”. Uma escrita e escuta minuciosas, atentas às flutuações entre sentido e não-sentido, entre ruído e silêncio.

Raquel Stolf, “Em branco”, 2004.
Múltiplo: cartões carimbados distribuídos em mini-prateleira branca
(tiragem infinita; tipografia: apropriação de carimbo). Foto: Raquel Stolf.


16h30 – Intervalo

17h Nara Milioli Recibo÷10 Observatório Móvel
Nara Milioli abordará a publicação RECIBO, dando ênfase ao quinto volume, Observatório Móvel, lançado em 2007 junto ao Projeto Contramão n. 10. Essa edição serviu como uma engrenagem que teve o intuito de agenciar projetos e ações relacionadas à proposições de circulação de idéias acerca da mobilidade como uma prática de reconhecimento da paisagem.

Nara Milioli, Recibo Recibo÷10 Observatório Móvel

17h30 Márcia Sousa DOBRAmentos
DOBRAmentos :: livros em trânsito é uma mostra móvel e transitória de livros de artista planejada para acontecer em espaços e momentos diversos. Para acionar as exposições foi desenvolvida a publicação-cartaz DOBRAmentos, cujas páginas são diálogos gráficos travados por cada artista com os livros integrantes da exposição. O cartaz transforma-se em livro a partir dos gestos de vinco/DOBRA executados pelo visitante-folheador.

Publicação DOBRAmentos em processo. Foto de agosto/2010.

18h Mostra de publicações e conversa

19h Lançamentos e distribuição de publicações (Hall do Ceart)

19h DOBRAmentos :: livros em trânsito (Sala de Desenho 3 – Hall do Ceart)