segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Oficina de extensão "A poética do livro de artista"

O Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da UDESC promove a oficina teórico-prática A poética do livro de artista, ministrada pela artista visual Márcia Sousa. Aberta à comunidade, a oficina é dirigida a artistas visuais e estudantes de arte. As aulas serão ministradas sempre às quartas-feiras pela manhã, com início em 29 de setembro e final previsto para 24 de novembro de 2010.

Há um amplo espectro de objetos poéticos que podem ser denominados livros de artista. Uma das concepções mais aceitas e difundidas é a de trabalhos artísticos concebidos levando-se em conta a conformação espaço-temporal característica do livro. Os aspectos constitutivos da forma escolhida funcionam, assim, como espaços ativos para a construção da obra. A estrutura física do livro, portanto, torna-se parte integrante do processo poético. Na contemporaneidade, o livro de artista tem sido elemento integrante no processo criativo de muitos artistas, e apresenta-se como fértil terreno para experimentações poéticas.


Nesta oficina pretende-se abrir um campo de possibilidades para que os alunos desenvolvam projetos artísticos em livro, a partir de discussões teóricas a respeito do livro como proposição artística e do compartilhamento de um espaço coletivo de interlocução e produção. Será proposto que os alunos pousem um olhar poético sobre a forma livro, que pensem no livro a partir de seu interior e suas especificidades estruturais e conceituais.
Devido ao restrito número de vagas, haverá uma seleção a partir das pré-inscrições enviadas para o e-mail livro_de_artista@yahoo.com.br.

A oficina será ministrada por Márcia Sousa, artista visual e pesquisadora, formada em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, no qual desenvolveu o projeto de pesquisa O livro de artista como lugar tátil.

Serviço
O quê: Oficina de extensão “A poética do livro de artista”
Onde: Centro de Artes da UDESC, atelier de gravura, prédio de Artes Visuais.
Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi. Florianópolis, SC.
Quando: quartas-feiras, das 9 às 12h. Início em 29 de setembro, final previsto para 24 de novembro de 2010.
Carga horária: 30 horas
Pré-inscrições até 25/09/2010, pelo e-mail livro_de_artista@yahoo.com.br
Divulgação da lista de selecionados: 27/03/2010
Vagas disponíveis: 12
Atividade gratuita


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Longe daqui, aqui mesmo :: convocatória para envio de publicações de artistas :: 29a. Bienal de SP


Como parte integrante da 29a Bienal de São Paulo, os artistas Marilá Dardot e Fabio Morais desenham um projeto que, para concretizar-se, depende da colaboração de artistas de todo o mundo. A dupla de participantes da próxima Bienal lança uma convocatória pública para construir coletivamente uma biblioteca de publicações produzidas por artistas.

As obras enviadas devem ser livros ou revistas feitas por um ou mais artistas, e que tenham uma tiragem mínima de 30 exemplares. As publicações serão expostas no Terreiro Longe Daqui, Aqui Mesmo, espaço de ativação e uso público da audiência da obra que Marilá e Fabio foram convidados a criar.

A coleção criada a partir das colaborações será disposta dentro dessa instalação interativa, aberta a consultas por parte do público. Após o encerramento da Bienal, ela permanecerá no arquivo histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo.

Os terreiros da 29ª Bienal de São Paulo buscarão, cada qual a sua maneira, um diálogo entre artista e espectador, tornando mais permeável a fronteira que muitas vezes os separa. Na Bienal, haverá, além do Longe Daqui, Aqui Mesmo, outros cinco Terreiros, cada um dedicado a diferentes questões relativas ao pensar e ao fazer político por intermédio da arte. A obra de Marilá Dardot e Fabio Morais e o programa de debates, performances, projeções e leituras nos Terreiros fazem parte da discussão sobre arte e política lançada pela 29a. Bienal, intitulada Há Sempre um Copo de Mar Para um Homem Navegar.

Endereço para envio do material:

"Longe Daqui, Aqui Mesmo"
a/c Ana Francisca Salles Barros
Bienal de São Paulo, Parque do Ibirapuera, Portão 3, Pavilhão Ciccillo Matarazzo
CEP 04094-000, São Paulo, Brasil

Postagens até 10 de setembro de 2010!

Veja ao lado o convite aberto para envio das publicações. Clique na imagem e veja em dimensões mais ampliadas.