quinta-feira, 18 de março de 2010

Oficina 'O livro como proposição artística'










Há um amplo espectro de objetos poéticos que podem ser denominados livros de artista. Uma das concepções mais aceitas e difundidas é a de trabalhos artísticos concebidos levando-se em conta a conformação espaço-temporal característica do livro. Os aspectos constitutivos da forma escolhida funcionam, assim, como espaços ativos para a construção da obra. A estrutura física do livro, portanto, torna-se parte integrante do processo poético.


Nesta oficina pretende-se estabelecer um espaço de diálogo e produção, a partir de discussões teóricas a respeito do livro de artista contemporâneo e do exercício de técnicas de encadernação. O propósito da oficina é estreitar a relação artista/livro, possibilitando a experiência da criação plástica em projetos específicos para a forma livro.

A oficina será direcionada a artistas visuais e estudantes de arte que têm interesse em desenvolver proposições em livro a partir de técnicas de encadernação artesanal. Devido ao restrito número de vagas, haverá uma seleção a partir das pré-inscrições enviadas para o e-mail livro_de_artista@yahoo.com.br. Experiência com materiais de corte e medição (estilete, esquadro, régua) é pré-requisito para participar da oficina.

A oficina integra o Programa de Extensão Articulando Poéticas Visuais, coordenado pela professora Sandra Favero. Será ministrada por Márcia Sousa, artista visual e pesquisadora, formada em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC (2009), no qual desenvolveu o projeto de pesquisa O livro de artista como lugar tátil.



Serviço

O quê: Oficina ‘O livro como proposição artística’
Onde: Ceart/UDESC, atelier de gravura, prédio de Artes Visuais
Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi. Florianópolis, SC
Quando: quartas-feiras. Início em 31 de março, final previsto para 9 de junho 2010
Horário: 9 às 12h
Carga horária: 30 horas, 10 encontros.
Pré-inscrição: até 25/03/2010, pelo e-mail livro_de_artista@yahoo.com.br
Divulgação da lista de selecionados: 29/03/2010
Ficha de pré-inscrição disponível no site do Ceart.
Vagas disponíveis: 12

quarta-feira, 10 de março de 2010

Perfuradores para encadernação


Chegaram os novos perfuradores Cacildo Silva & Mar de Papel!!!

Perfuradores para encadernação, construídos artesanalmente by Cacildo Silva.

3 tipos de cabo de madeira, com aproximadamente 5 cm de comprimento. Você pode escolher o que mais se adapte ao seu gosto e aos seus movimentos! Haste de perfuração com 4 a 5 cm de comprimento.

Interessados, escrevam para mardepapel@gmail.com

Grande abraço a todos!

Márcia

terça-feira, 9 de março de 2010

Sol LeWitt

Sol LeWitt, Sunrise and sunset at Praiano, 1980.

Sol LeWitt, Geometric Figures & Color, 1979.

Robert Morris

Robert Morris, I box, 1962.