terça-feira, 18 de agosto de 2009

Salon Light / SP - Feira de Artes Impressas



SALON LIGHT / SP
feira de artes impressas
tijuana / vermelho / cneai
20, 21 e 22 de agosto de 2009


O TIJUANA e o Centre National de l'Édition et de l'Art Imprimé – CNEAI (França) apresentam nos dias 20, 21 e 22 de agosto, a feira de artes impressas SALON LIGHT. Primeira edição em São Paulo do evento que ocorre anualmente na França, o SALON LIGHT reunirá, durante três dias, artistas e editores independentes brasileiros, franceses e da América Latina com o objetivo de criar uma plataforma de difusão de publicações, livros de artista, discos, cartões postais e revistas. O evento conta ainda com leituras, encontros, palestras, oficinas de estamparia, lançamentos de livros, revistas e shows.


Criado em 1997, o CNEAI (www.cneai.com) é um centro nacional de arte contemporânea destinado a publicações de artistas e está situado a nove quilômetros de Paris, na ilha dos Impressionnistes de Chatou. O centro possui quatro salas de exposição, uma de vídeo, e um atelier de criação. A cada nova exposição são propostas novas ações, eventos, publicações, seminários e oficinas de criação. O CNEAI organiza também mediações, publicações, produção de múltiplos e ações em outros espaços a partir de duas coleções: "Multiple" composta por obras produzidas pelo CNEAI, e "FMRA" (www.collection-fmra.org) que reúne nove mil publicações de artista. Parte dessa coleção poderá ser vista na exposição “ou sinais de fumaça”, que o CCSP organiza de agosto a novembro, de 2009.

Anualmente, Sylvie Boulanger curadora do CNEAI reúne no SALON LIGHT editores independentes e visitantes. A atual edição do evento que ocorrerá no TIJUANA apresentará uma série de trabalhos que estarão à venda, como Jogo de Memória e Jogo Transparente de Carla Zaccagnini; Carimbos de João Loureiro; camisetas de Leandro da Costa, Tinho e Maurício Ianês; Futebol Combinado de Reginaldo Pereira; pôsteres de Michel Zózimo e de Fernanda D’Agostino; fanzines de Erik van der Weijde, Fernando Mira e de FUR; a nova edição do Conversa Como Lugar, de Graziela Kunsch e Vitor Cesar, entre outros. Entre os gratuitos, Guia de Terrenos Baldios de Lara Almarcegui; o SUPERCOPY do coletivo SUPERFLEX.

No SALON LIGHT serão lançadas também as novas publicações de Regina Melim “Conversas - Fabio Morais e Marilá Dardot - blá blá blá e Conversas - Ana Paula Lima e Ben Vautier - Tudo pelo Ben"; ALMANAQUE # 2 de Laerte Ramos; e N® de Nicolás Robbio, livro de artista criado em parceria com a Trienal Poligráfica de San Juan (2009), em Porto Rico.
A editora francesa Dasein fará o lançamento dos seus: Do You Speak English? de Laura Solari; Travel Book de aiPotu, entre outros. A Editions P apresenta Dessous de Pablo Marcos Garcia, Lannion de Hervé Beurel, e Mon Amour de Denis Prisset. Já a Éditions Incertain Sens apresenta La Carte de Tendre de Bernard Villers ; La Sculpture: Les Pluies de Patrick Dubrac, e A Last Slata Atsal de Denis Briand. A Onestar Press apresenta 100 Pisama / 100 Letters de Marina Abramovic, e Deep Blue Sky / Light Blue Sky de Lawrence Weirner, entre outros. As editoras Cosac Naify, Editora do Bispo, a galeria Polinésia e o estúdio La Silueta mostram suas publicações especiais e livros de artistas, e o coletivo JAMAC, coordenado pela artista plástica Mônica Nador, expõe suas gravuras.

Cronograma::

20 de agosto
20h / Abertura
20h30 / Show: Goldilocks
21h30/ Show: Objeto Amarelo

21 de agosto
14h / Abertura
19h30 / Conversa com a curadora do CNEI Silvie Boulanger, Eduardo Brandão e Ana Luiza Fonseca do TIJUANA.
21h / Show

22 de agosto
11h / Oficina de estamparia / JAMAC - SUPERCOPY – FUR / LANÇAMENTO: Regina Melim
“Conversas - Fabio Morais e Marilá Dardot - blá blá blá” e ‘Conversas - Ana Paula Lima e Ben Vautier - Tudo pelo Ben"
17h / Show
19h / encerramento



EVENTO:: SALON LIGHT
Coordenação: Ana Luiza Fonseca, Carolina Aboarrage, Marina Buendia, Carlos Farinha e Paula Tinoco.

Artistas: Lara Almarcegui, Jonathas Andrade, Fernanda D’Agostino, Dora Longo Bahia, Leya Mira Brander, Natalia Castañeda, Marcelo Cidade, Leandro da Costa, Marilá Dardot, Edith Derdik, Kátia Fiera, FUR, Ilma Guideroli, Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC), Tiago Judas, Graziela Kunsch, João Loureiro, Cinthia Marcelle, Regina Melin, Fanette Mellier, Lucia Midlin, Fernando Mira, Fábio Morais, Yiftah Peled, Reginaldo Pereira, Pedro di Pietro, Matheus Rocha Pitta, Laerte Ramos, Rosângela Rennó, Nicolás Robbio, Marco Paulo Rolla, Daniel Santiago, SUPERFLEX, Aude Tincelin, Tinho, Goran Vejvoda, Erik van der Weijde, Carla Zaccagnini e Michel Zózimo. Editores: B42, Bispo, Cosac Naify, Editions Dasein, Editions Incertain Sens, Editions Lendroit, Editions Mix, Editions P, Kaugummi, L'imprimante, Onestar Press, Polinésia, La Silueta, Spector, Shoboshobo, Vibro.

PERÍODO:: de 20 a 22 de agosto, de 2009

LOCAL:: TIJUANA/Vermelho, Rua Minas Gerais, 350 / 01244010 – São Paulo – SP – tel.: 11 3138 1520
www.galeriavermelho.com.br / info@galeriavermelho.com.br